Baltashow Notícias

Crianças ampliam contato com o meio ambiente de Noronha durante as Férias Ecológicas

Cultura

Crianças ampliam contato com o meio ambiente de Noronha durante as Férias Ecológicas

Programação do evento promovido pelo Projeto Golfinho Rotador e ICMBio acontece ao longo do mês de janeiro.

 

Participantes viram a réplica de um golfinho em museu da ilha — Foto: Ana Clara Marinho/TV GloboParticipantes viram a réplica de um golfinho em museu da ilha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Participantes viram a réplica de um golfinho em museu da ilha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

 

As Férias Ecológicas, evento promovido pelo Projeto Golfinho Rotador em parceria com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), oferece uma série de atividades para crianças de Fernando de Noronha durante o mês de janeiro. Nesta sexta (18), a programação aconteceu no Museu Aberto das Tartarugas Marinhas, no Boldró.

“Esse espaço foi escolhido para que as crianças vejam as réplicas dos animais e tenham informações dos especialistas sobre golfinhos, tartarugas e tubarões”, afirmou a coordenadora de educação ambiental do Projeto Golfinho Rotador, Cynthia Gerling.

Em sua 28ª edição, as Férias Ecológicas contam com a participação de 90 estudantes, que são divididos por faixa etária. A programação tem ações ambientais, além de ioga, teatro, surfe e passeio de barco. A abordagem das atividades é adaptada conforme a idade dos participantes.

 
Criançada participou de atividade no Mirante dos Golfinhos  — Foto: José Martins/DivulgaçãoCriançada participou de atividade no Mirante dos Golfinhos  — Foto: José Martins/Divulgação

Criançada participou de atividade no Mirante dos Golfinhos — Foto: José Martins/Divulgação

"Tá Combinado" é o tema desenvolvido ao longo do mês. “Nós abordamos os acordos firmados entre as pessoas e a natureza, enfatizando o protagonismo das crianças e a necessidade de seguir os acordos”, disse Cynthia.

As crianças aprovam essa forma de aproveitar as férias na ilha. “Eu estou participando pela terceira vez. Eu aprendi não jogar lixo no chão, respeitar as monitoras e não falar palavrão”, contou Eloá Barbosa, de 9 anos.

 

Alvimar Souza Félix, de 8 anos, é frequentador assíduo das Férias Ecológicas. “Todo ano eu venho, é divertido e melhor que ficar em casas nas férias“, disse.

 
Passeio de barco é o mais aguardado pelas crianças  — Foto: José Martins/DivulgaçãoPasseio de barco é o mais aguardado pelas crianças  — Foto: José Martins/Divulgação

Passeio de barco é o mais aguardado pelas crianças — Foto: José Martins/Divulgação

Crianças que não moram na ilha também podem participar. “É a primeira vez que eu estou participando. Já morei em Noronha, mas agora moro no Recife. Nestas Férias Ecológicas, eu aprendi a surfar e vou fazer um passeio de barco, é bem legal”, afirmou José Edson Rabelo, de 8 anos.

A programação para quem tem de 11 a 13 anos começa na segunda-feira (21). A festa de encerramento, que acontece no Forte Nossa Senhora dos Remédios no dia 3 de fevereiro, é aberta para toda a comunidade e turistas.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
centralbaltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.984688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.